AGRICULTURA – Merenda conta com arroz e hortaliças navegantinos


Pelo segundo ano consecutivo, os agricultores de Navegantes irão fornecer arroz e hortaliças para a merenda escolar da rede municipal de ensino. O Pregão ocorreu na sexta-feira (29), e 17 famílias de agricultores assinaram o documento oficializando a transação.

Conforme a engenheira agrônoma da Epagri, Ilhane Marcon, o Governo Federal criou um programa, para que 30% da merenda escolar seja comprada direto do produtor rural. Atenta a essa questão, a Prefeitura, em parceria com a Epagri, buscou desde o ano passado, a inclusão dos agricultores da cidade para que participassem dos pregões, atendendo a legislação, ao mesmo tempo em que estivessem adequados às exigências da produção de alimentos.

Ela explica que dessa forma, é bom para todo mundo. Os consumidores – que no caso são os alunos, consomem um produto de excelente qualidade. Já os agricultores têm o reconhecimento do seu produto, principalmente na questão de agregar valores, pois, desta forma eles vendem o produto sem atravessadores, o que aumenta os seus lucros.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Navegantes, Magali de Souza, qualquer agricultor pode participar. No ano passado, 13 famílias compareceram ao Pregão. Este ano, o número aumentou para 17. “Para o nosso produtor rural, é muito positiva essa parceria, pois retrata a valorização do trabalho deles no município, além de aumentar a renda familiar”, comenta.

Arroz. Alimento será fornecido por produtores da cidade – Jean Knetschik/JN

Arroz. Alimento será fornecido por produtores da cidade – Jean Knetschik/JN

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *