SEGURANÇA – Temporada já começou para guarda-vidas


Guarda-vidas. Efetivo foi reforçado desde sábado (12) nas praias de Navegantes e região – Arquivo/JN

Guarda-vidas. Efetivo foi reforçado desde sábado (12) nas praias de Navegantes e região – Arquivo/JN

Oficialmente, a temporada inicia para o Corpo de Bombeiros Militar apenas no dia 12 de dezembro. No entanto, a pré-temporada iniciou no dia 1º de outubro e, desde sábado (12), há guarda-vidas diariamente nas praias de Navegantes e região.

Com esse incremento de força-tarefa, são oito guarda-vidas nas praias navegantinas durante a semana e 20 nos finais de semana. O reforço se deve ao aumento de banhistas dos últimos dias. A corporação também trabalha com uma demanda orçamentária. “Precisamos trabalhar com os recursos que temos e pensar na segurança de quem vai à praia”, observa o capitão Alcântara, comandante dos bombeiros militares na cidade.

Está também na reta final o curso de guarda-vidas. Após a formatura, Navegantes terá 80 guarda-vidas prontos para o serviço. A praia contará ainda com um quadriciclo dos bombeiros em circulação, rodando o tempo todo. “Queremos sempre aumentar a eficiência das ações preventivas”, destaca o capitão. Mais dois quadriciclos também podem chegar ainda este ano para atuar na temporada, atendendo Navegantes com três veículos, priorizando áreas onde o posto está inativo, mas circulando a praia como um todo.

Ademais, os bombeiros orientam sempre as banhistas que deem preferência para entrar na água em locais próximos aos postos de guarda-vidas. Se preferir por um local mais isolado, que se tenha em mente a frase “água no umbigo, sinal de perigo”. As bandeiras de local perigoso e mar bravio também servem de aviso a evitar possíveis tragédias.

Por fim, os banhistas precisam ter consciência que, assim como no trânsito, o álcool também não combina com o mar. Estatisticamente, 80% dos casos de afogamento no mar se devem a ingestão de álcool. “Os maiores problemas ocorrem no ano novo e no carnaval, porque o consumo de álcool aumenta”, observa o comandante.

 

Gráfico bandeiras
grafico-bandeiras

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Orientações aos banhistas:
– Procure nadar em locais e horários monitorados pelos Guarda-Vidas

– Procure nadar próximo ao posto Guarda-Vidas

– Fique atento às bandeiras vermelhas, elas sinalizam um risco na praia, como correntes de retorno. Procure nadar afastado dessas bandeiras.

– Respeite as orientações dos Guarda-Vidas

– Em caso de dúvidas, peça orientações aos Guarda-Vidas

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *