EDUCAÇÃO – Sinergia comemora 15 anos em Navegantes


Sinergia. Faculdade comemora 15 anos de atuação na cidade – Divulgação/JN

Sinergia. Faculdade comemora 15 anos de atuação na cidade – Divulgação/JN

Nesta semana, a Faculdade Sinergia comemorou 15 anos em Navegantes. Em 2000, a região era carente de opções para o ensino superior e com necessidade de formação de mão de obra m muitos setores.

Professor com 50 anos de profissão, João Matos comandou a instalação do ensino superior em Ibirama e logo percebeu a oportunidade de fazer o mesmo em outra região. “Já tinha bons contatos com amigos aqui na Foz e sugeri a ideia de nos reunirmos para abrir uma instituição de ensino em Navegantes”, relembra o professor.

Com outros seis sócios, iniciou a procura pelo terreno onde seria instalada a instituição que serviria para a educação básica e superior. O filho, João Marcos Matos, e os amigos Adherbal Ramos Cabral, Eliane Rebello, Renato Hinnig, Wilson Plautz, Roberta Cabral e Walter Schappo ajudaram a localizaram um terreno à beira mar que pertencia à extinta Embratel e fecharam negócio.

Contar a história do Sinergia é narrar parte da vida de um professor com 50 anos de profissão. O professor João Matos iniciou a carreira em Ituporanga, no Alto Vale catarinense, em 1965, na Escola Estadual Braço Perimbó. Foi o início de um trabalho que resultou em muito envolvimento comunitário e 28 anos dedicados à vida pública como parlamentar. No final dos anos 90 parou para avaliar como deveriam ser os próximos anos. “Eu era muito novo, tinha que fazer alguma coisa da vida”, brinca.

Contrataram alguns funcionários, moradores do bairro, para ajudarem nas reformas. No local, havia um prédio de dois pavimentos, um depósito para os geradores de energia da Embratel e a residência do vigilante. “Transformamos em um bloco com quatro salas de aula, laboratório de informática e biblioteca”, conta.

A marca Sinergia foi incorporada em 2 de agosto de 2002, com autorização do Ministério da Educação. “Os cursos de Administração e Turismo foram as primeiras ofertas do ensino superior e retratavam quais eram as oportunidade do mercado de trabalho naquela fase”, diz o vice-presidente da Mantenedora, João Marcos Matos. Em 2006, com abertura da Navship, e em 2007, com a instalação da Portonave, os setores ligados à cadeia logística e construção naval foram fortalecidos.

Amanhã (26), haverá um ato solene pelos 15 anos da instituição. O evento ocorre ao longo do dia, na sede da faculdade. Haverá no local parque inflável gratuito para a criançada.

 


 

Programação (dia 26)

8h00    1ª Corrida Sinergia

10h00  Apresentações culturais

11h00  Homenagens

12h30  Show com Elizangela Dias

12h30  Almoço

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *