POLÍCIA CIVIL – Operação Regalia prende agente prisional da cidade


Rodrigo Coronha. Delegado cumpriu mandado contra agente – Jean Knetschik/JN

Rodrigo Coronha. Delegado cumpriu mandado contra agente – Jean Knetschik/JN

A Polícia Civil deflagrou na segunda-feira (5) a segunda fase da Operação Regalia. Um agente prisional que mora em Navegantes e trabalha na Unidade de Prisão Avançada (UPA) de Barra Velha foi preso durante a operação. Conforme o delegado Rodrigo Coronha, além do agente navegantino, na UPA de Barra Velha também foi cumprido mandado de prisão preventiva contra outro agente do local, este residente de Blumenau.

Em todo o estado foram cumpridos 40 mandados de prisão preventiva. No caso do agente prisional navegantino, também foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa dele, assim como em outros 26 locais catarinenses.

Além de Navegantes e Barra Velha, a operação abrangeu os municípios de Bombinhas, Itapema, Camboriú, Blumenau, Indaial, Pomerode, Gaspar e Araquari. A operação apura os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção passiva, corrupção ativa, concussão, prevaricação, facilitação de fuga, falsidades, organização criminosa, entre outros. Segundo a Polícia Civil os crimes podem ter sido cometidos por agentes públicos, particulares e advogados no Presídio Regional de Blumenau.

A primeira fase da operação aconteceu em março do ano passado, depois que gravações autorizadas pela Justiça mostraram conversas entre detentos e familiares que sugerem esquemas de favorecimento no presídio blumenauense. Na época, foram presos o diretor do Presídio de Blumenau, 12 agentes e outras 26 pessoas, entre empresários e parentes de detentos. Todos foram liberados um mês depois. Eles ficaram um período afastados do trabalho por determinação da justiça mas a medida foi revogada.

O delegado Coronha não informou o nome do agente preso na segunda-feira. Ambos detidos foram encaminhados a Florianópolis. “Acompanhei a prisão e os conduzi até a capital”, observa o delegado.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *