FOTOGRAFIA – Livro registra história da pesca em imagens


Raízes do mar. Obra reúne registro fotográfico sobre pescadores artesanais no São Pedro – Jean Knetschik/JN

Raízes do mar. Obra reúne registro fotográfico sobre pescadores artesanais no São Pedro – Jean Knetschik/JN

Na noite de quarta-feira foi lançado o livro “Raízes do Mar”, da autora Angelis Macedo Romão. Ela reuniu s fotógrafos Eduardo Werner e Sol Martins para fazer o registro fotográfico dos pescadores artesanais do bairro São Pedro, o pontal.

Quando soube do projeto de construção da bacia de evolução e que os espigões desapareceriam, ela pensou em registrar as histórias dos pescadores locais. O marido é neto de Bento Romão, o qual dá nome a rua no bairro. “Moro no pontal há 20 anos e meu sogro Valdir Romão sempre contou histórias da pesca no bairro e hoje a maioria dos pescadores que restaram têm mais idade. Tenho medo que essas histórias se percam”, destaca.

Segundo ela, o número de pescadores diminui cada vez mais. Com recurso próprio é difícil efetivar o projeto. Ela teve a ajuda de Viviane Berckembrock e do vice-prefeito Emílio Vieira que indicaram escrever o projeto na lei de incentivo da Fundação Cultural.

Desde que as obras da bacia iniciaram, a cara do bairro já mudou com a retirada das casinhas onde os pescadores guardavam seus pertences. Angelis se mostrou feliz com o resultado do livro. Foram impressas 70 unidades, as quais serão distribuídas em escolas e entregues à fundação.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *