PRAIAS – Navegantes volta a ter dois pontos impróprios


Balneabilidade. Praia Central é um ponto próprio para banho – Jean Knetschik/JN

Balneabilidade. Praia Central é um ponto próprio para banho – Jean Knetschik/JN

No último levantamento da Fatma, Navegantes voltou a apresentar dois pontos impróprios para banho nas praias da cidade. O mais conhecido deles fica na foz do rio Gravatá, no bairro homônimo. O local é um ponto impróprio há tempos. Com a temporada, outro ponto que se torna impróprio é próximo ao Posto 7, também no bairro Gravatá.

Os dois locais analisados que permanecem próprios para banho são a praia central, de fronte à Avenida João Sacavem, no Centro, e o posto 6, no bairro Gravatá, próximo à pedra do Miraguaia. Historicamente, a Fatma sempre analisou quatro pontos. Antes do posto 6, a análise era feita no bairro Meia Praia. Com o passar dos anos, o local sempre se apresentou próprio para banho e foi substituído pelo órgão ambiental.

A cada temporada, o ponto de coleta próximo ao Posto 7 se apresenta impróprio para banho. Segundo informações da Fuman, isso ocorre por conta do aumento populacional do bairro Gravatá com a chegada dos veranistas. Boa parte das residências não possuem sistema de fossa e filtro. Com isso, o esgoto residencial para no rio Gravatá e segue em direção ao mar, deixando a área no interno da foz do rio e proximidades (como a área do posto 7), impróprias para banho.

A Prefeitura busca a terceirização da água, cujo processo licitatório ainda não foi liberado pelo Tribunal, em Florianópolis. Caberá à empresa vencedora da licitação não só cuidar do abastecimento de água do município, como também da coleta e tratamento do esgoto sanitário, por meio da construção de uma estação de tratamento.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *