PRAIA – Temporada aquece economia na cidade com veranistas


Ambulante. Dorival Guedes vende bebidas na praia no verão – Jean Knetschik/JN

Ambulante. Dorival Guedes vende bebidas na praia no verão – Jean Knetschik/JN

Veranistas e turistas preenchem as praias de Navegantes durante a temporada. Com isso, o comércio lucra, especialmente ambulantes e mercados. Mas ainda há o que se melhorar.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Carmona essa situação pode melhorar. “Existe uma demanda não atendida. O turismo, seja ele durante a temporada ou o religioso, já movimenta o comércio. Temos muitos eventos do esporte e cultura e precisamos mostrar isso ao público e empresários para investirem na cidade”, observa. A intenção é atrair investidores do setor hoteleiro, o qual ainda é parco no município.

Para o município, isso é bom de forma direta e indireta, pois movimenta o comércio e melhora a arrecadação de tributos. Com mais investimentos, a arrecadação subiria ainda mais.

Dirceu Ferreira Conte é gerente do supermercado Top no bairro Gravatá. Durante a temporada, filas enormes se formam nos caixas com turistas e veranistas comprando. Para ele, a temporada aquece bastante as vendas. “Durante os três meses da temporada, contra três meses fora da temporada, calculamos um aumento de 35% a 40% no faturamento”, revela.

O mesmo vale para moradores da cidade que atuam como ambulantes. Dorival Guedes de Faria deixa o emprego na construção civil na temporada para comercializar bebidas na praia. Desde água até caipirinha, bebidas em geral são com ele, isso há 12 anos. “Tenho uma freguesia garantida. Se estou parado, eles vêm atrás”, conta.

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *