COCAÍNA – Receita Federal apreende quase 400 quilos da droga


Cocaína. Quase 400 quilos da droga foram apreendidos pela Receita Federal em contêiner na Portonave – Divulgação/JN

Cocaína. Quase 400 quilos da droga foram apreendidos pela Receita Federal em contêiner na Portonave – Divulgação/JN

Nem bem o ano começou e as apreensões de drogas já começaram no porto. A Receita Federal localizou 370 quilos de cocaína num contêiner que embarcaria da Portonave para a Bélgica. A ação ocorreu na tarde de segunda-feira (30).

A droga estava distribuída entre 20 bolsas, as quais foram colocadas em meio a um container carregado com autopeças. Ao todo, os 370 quilos de cocaína foram divididos em 336 peças, os quais seguiam para o Porto de Antuérpia, na Bélgica.

Segundo informações, a Receita Federal do Porto de Itajaí separou 10 contêineres para escaneamento. Para auxiliar na localização do entorpecente, o cão Lobo, da Polícia Militar de Itajaí foi acionado. Essa foi a primeira apreensão de cocaína em 2017. No ano passado, foram quase 3 toneladas de drogas apreendidas em contêineres que seguiam para a Europa, embarcando pela Portonave.

Segundo a Receita Federal, nessa tentativa de exportação das drogas foi utilizado o método rip-on/rip-off. O método consiste na droga ser colocada clandestinamente no contêiner pouco antes do embarque, à revelia do dono da carga. Este método já era conhecido, e a apreensão foi resultado do trabalho de escaneamento dos contêineres complementado com a investigação realizada pela equipe da Receita Federal.

Conforme procedimentos adotados em outros portos brasileiros, o escaneamneto dos contêineres cheios destinados à exportação são realizados automaticamente no Gate-in dos recintos aduaneiros, no local de embarque da carga. Tão logo a droga foi localizada, a equipe responsável pela ação fez a apreensão e comunicou a Delegacia da Polícia Federal, em Itajaí, a qual dará prosseguimento às investigações.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *