PROJETO – Quadrinista prepara desenho animado de Santos Dumont


Quadrinista. Daniel usa a mesa digitalizadora para preparar a animação de Santos Dumont – Jean Knetschik/JN

Quadrinista. Daniel usa a mesa digitalizadora para preparar a animação de Santos Dumont – Jean Knetschik/JN

Navegantes possui um quadrinista e um desenhista que prepara o primeiro desenho animado sobre Santos Dumont. A animação “Santos Dumont e os jovens inventores” foi aprovada em projeto na lei de incentivo à cultura de Navegantes. “Vamos lançar até o final do ano, será um curta-metragem”, observa o quadrinista navegantino, Daniel Cipriano.

O desenho irá apresentar o inventor brasileiro de forma jovial e aventureira, com um grupo de amigos, dentre eles um robô chamado Número 14, em alusão ao avião 14 Bis. Outros personagens citados também existiram na vida real, como uma namorada de Dumont e um empresário que o patrocinava. Todos sofreram adaptação para o desenho.

Segundo Cipriano, o desenho animado nacional tem ganhado espaço. Existe até uma lei que obriga os canais fechados a exibirem pelo menos 3 horas semanais de animações nacionais. “Em Santa Catarina, o maior estúdio de animação que existe fica em Blumenau. Queremos fazer em Navegantes, um estúdio para produzir animação para o mundo todo e trabalhar com licenciamento de produtos”, destaca.

O amor pelo desenho começou aos 12 anos, quando lia muita história em quadrinhos e assistia desenhos animados. Começou copiando super-heróis. Aos 14 iniciou produções próprias e aos 16, depois de se aperfeiçoar de forma autodidata, já dava aulas de desenho. Atualmente, é proprietário de um estúdio na cidade. Ali, além de trabalhar com as produções, também ministra aulas de quadrinhos, mangá, desenho e ilustração digital.

Segundo ele, hoje em dia são poucos os desenhistas que ainda utilizam a caneta. A maioria já parte direto para a mesa digitalizadora. Outro projeto que ainda busca patrocínio é o Ecoguardians. Trata-se de quatro crianças que recebem super-poderes que têm a ver com elementos da natureza, como água, ar, terra e fogo.

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *