ECONOMI – Preços de material escolar podem variar mais de 500%


O Instituto IVES – Instituto de Valorização a Vida de Santa Catarina – pioneiro em realizar pesquisas para orientar os consumidores de Navegantes, realizou a pesquisa de preços do material escolar 2017. A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 04 de fevereiro em oito estabelecimentos que vendem produtos do gênero.

A metodologia empregada segue o que os Procons costumam utilizar para aferir preços nesta área de consumo. Um total de 24 produtos foram pesquisados, todos considerados necessários para o início das atividades escolares.

O que surpreende no resultado da pesquisa é a variação de preços entre o menor e o maior valor cobrado por um mesmo produto. O lápis preto nº 2 teve uma variação de 563,33%. O lápis mais barato foi encontrado a R$ 0,30 e o mais caro a R$ 1,99. É importante ressaltar que o Ives não define marcas e sim registra sempre o produto de menor valor.

Na tabela geral você pode observar os 24 produtos pesquisados. Os valores em amarelo são os preços mais baixos, os valores em vermelho os mais altos. Nesta tabela você também pode verificar as variações de preços de todos os 24 produtos pesquisados. O Ives chama a atenção do consumidor de que a pesquisa de preços ainda é o melhor caminho para a economia.

Tabela geral

Tabela geral

Material escolar com maior variação de preço

Material escolar com maior variação de preço

Material escolar com menor variação de preço

Material escolar com menor variação de preço

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *