ASSISTÊNCIA SOCIAL – Secretaria tem trabalhado a evitar moradores na rua


MORADOR DE RUAOs dias de pessoas dormirem nas ruas de Navegantes estão contados. Pelo menos esse parece ser o desejo do secretário de Assistência Social e da equipe da pasta. Foi criado um mutirão de abordagem de rua, incluindo aí assistente social e psicólogo. O mutirão visa um trabalho intenso semana sim, semana não, das 8 às 23 horas.

No verão, Navegantes recebe um fluxo maior de moradores de rua. Juliano já solicitou também o suporte da PM para algumas abordagens. “Muitos têm mandado de prisão em aberto e pendências com a justiça”, alega.

Ele conta que o trabalho é árduo. Há poucos dias, convenceu uma pessoa que dormia em frente ao santuário da padroeira a sair das ruas. Não demorou muito para que o local fosse ocupado por um casal que desembarcou do ferry boat apenas com uma mochila nas costas.

Algumas das medidas utilizadas são contestadas pelo Suas (Serviço Único de Assistência Social), como o recolhimento de colchões usados por eles para dormir. O recolhimento é feito pela Secretaria de Obras. O objetivo é dificultar para que essas pessoas permaneçam na cidade.

Outras práticas visam conscientizar tais moradores. “Damos a opção deles voltarem para a casa deles, na cidade de onde vieram”, conta. Muitos que estão nessa situação tem família em Navegantes. Em determinado caso, um homem briga com a esposa e filhos. Para evitar mais brigas dentro de casa, vai dormir na rua por um tempo. Alguns são usuários de drogas e a pasta também oferece encaminhamento para um centro de tratamento.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *