DIA DA MULHER – Presidente da OAB fala sobre lutas e conquistas


Ana Elisa. “As conquistas das mulheres são produto de uma luta árdua e constante” – Maurício Daleffe/JN

Ana Elisa. “As conquistas das mulheres são produto de uma luta árdua e constante” – Maurício Daleffe/JN

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/ Subseção Navegantes, Ana Elisa Mamfrim Farias, 40, falou ao Jornal de Navegantes sobre a importância das lutas e conquistas das mulheres. Natural de Pelotas-RS, é graduada em direito pela Universidade Federal de Pelotas. Ela também é presidente da Apae da cidade.

Atualmente, o número de mulheres dentro da advocacia vem crescendo gradualmente e já se pode dizer que é um número equiparável ao dos homens. Também cresceu o número de juízas e de promotores. Segundo ela, é inegável esse crescimento, em razão do aumento do número de mulheres com acesso à universidade. “Aumentou o número de mulheres que são “chefes de família” e que, em razão disso procuram profissões para prover as famílias integralmente”, destaca. Ela também vê muitas mulheres adiando a maternidade e priorizando a carreira.

Ela garante nunca ter sofrido preconceito por ser mulher na profissão e vê o papel da mulher igual ao do homem, de promover a justiça e a igualdade. “Não deve haver diferença entre os papéis de gênero. O grande desafio da mulher na advocacia, aliás, é esse: promover a equidade entre homens e mulheres tanto na questão salarial quanto nas oportunidades de crescimento na carreira”, comenta.

Mas ainda há profissões dominadas por homens onde as mulheres precisam vencer certos preconceitos. Para estas guerreiras, Ana deixa a dica: “É preciso seguir sempre em frente e não aceitar retrocessos. As conquistas das mulheres são sempre produto de uma luta árdua e constante. Não podemos jamais deixar que o conformismo nos alcance”.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *