VACINA – Professores são incluídos em grupos prioritários


Vacinação. Campanha já começou com postos movimentados – Jean Knetschik/JN

Vacinação. Campanha já começou com postos movimentados – Jean Knetschik/JN

Começou na segunda-feira (17) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A meta de Navegantes é vacinar um total de 19.285 pessoas dentro dos grupos prioritários. A partir desta edição da campanha, professores das redes pública e privada passam a fazer parte do público-alvo.

“Pela primeira vez, professores serão vacinados contra a influenza, integrando os grupos prioritários”, comenta a diretora de vigilância em saúde, Helena dos Santos Soares. Segundo ela, são profissionais que têm contato com dezenas de alunos diariamente, ficando expostos à contaminação. Ela alerta ainda que as pessoas não devem deixar para se vacinar em cima da hora. “É preciso que todos estejam devidamente protegidos o quanto antes, pois o frio está chegando e a vacina precisa de 15 dias para fazer efeito”, observa.

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

Nesta semana, o movimento nos postos já era intenso, especialmente São Domingos II, São Paulo e no posto central. Helena Soares afirma que, apesar de não haver filas, o movimento foi constante já nos dois primeiros dias de campanha. A campanha segue até o dia 26 de maio. No dia 13, um sábado, haverá o Dia D, onde os postos abrirão das 8 às 17 horas, sem fechar para almoço.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *