DETER – Vereadores querem abrir a caixa preta do ferry


Ferry boat. Vereadores querem explicações detalhadas de custos do ferry boat – Divulgação/JN

Ferry boat. Vereadores querem explicações detalhadas de custos do ferry boat – Divulgação/JN

Cinco vereadores estiveram no Deter semana passada, na quinta-feira (27) para tratar sobre o ferry boat entre Navegantes e Itajaí. Eles requisitam a redução nos valores cobrados da travessia.

Estiveram presentes os vereadores de Navegantes, Cirino Adolfo Cabral Neto (PMDB), Paulo Melzi (PSD) e Jassanan Ramos (PMDB), junto dos parlamentares itajaienses Edson Lapa (PR) e Calinho Mecânico (PR). Além de solicitar redução das passagens, os vereadores questionaram a falta de fiscalização sobre a movimentação e apresentaram outras demandas, como a falta de transparências nas informações por parte do Deter.

Dentre as ações definidas com o presidente do órgão estadual, Fúlvio Rosar Neto, está a implantação de um controle eletrônico de entrada de veículos, além do encaminhamento de planilhas detalhadas de custos para fundamentar o reajuste tarifário. Vereador Edson Lapa questiona por meio de requerimento irregularidades no site do Deter, como tabelas distintas usadas pela Empresa de Navegação Santa Catarina e periodicidade de fiscalização.

Para o itajaiense, a reunião foi proveitosa. Já na opinião do navegantino Cirino, a situação continua preocupante. “O Deter cobra uma taxa das empresas de ônibus no transporte intermunicipal, mas não o faz do ferry boat. Queremos abrir a caixa preta dessa empresa e saber exatamente os custos que justifiquem uma tarifa tão cara”, argumenta.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *