MÚSICA – Seminário de Violão está com inscrições abertas


Alessandro Penezzi. Violonista se apresenta no sábado – Divulgação/JN

Alessandro Penezzi. Violonista se apresenta no sábado – Divulgação/JN

Navegantes irá sediar nos dias 12 e 13 o 1º Seminário de Violão da cidade. As oficinas serão gratuitas e possuem vagas limitadas. Interessados em se inscrever devem enviar nome completo, telefone e as oficinas que deseja cursar para o e-mail seminariodeviolaodenavegantes@gmail.com

A programação do seminário conta ainda com concertos gratuitos no auditório do CIC. Chico Preto e Micael Graciki se apresentam na sexta-feira às 17 horas, no CEU das Artes, do bairro Nossa Senhora das Graças. No mesmo dia, às 20 horas, ocorre os concertos com a Camerata de Violões de Itajaí e o violonista Ricardo Pauletti, também de Itajaí.

Já no sábado, o concerto fica por conta do violonista Alessandro Penezzi. A apresentação inicia às 20 horas, com entrada gratuita. Todos os alunos participantes das oficinas receberão certificado.

Na sexta-feira, ocorre a oficina “Violeiros do Amanhã”, no CEU. O artista navegantino Maycow Sants irá ministrar. A oficina irá abordar o universo sonoro do violão, além de técnicas do instrumento, acordes e melodias. Serão abordadas técnicas de toques no instrumento para acompanhamento harmônico de canções, assim como melodias e harmonias de canções infantis.

No mesmo dia e local ocorre a oficina Tambores da Esperança, com Chico Preto. Trata-se de uma oficina de iniciação musical por meio de instrumentos de percussão, que irá aproveitar as vivências pessoais de cada um na construção e estímulo de elementos musicais, principalmente o ritmo. Ambas ocorrem à tarde.

No sábado, a fundação Cultural recebe a Oficina de Violão Brasileiro, com Alessandro Penezzi, das 9 às 12 horas. Serão abordados temas variados sobre o Violão Brasileiro tais como técnicas, levadas e arranjos, além de noções sobre Harmonia, Contrapontos e Improvisação no Choro. Já à tarde, a Fundação recebe “O ensino do violão”, com Ricardo Pauletti. Estratégias para o ensino do violão em ambientes formais ou não formais e para todos os níveis de alunos serão tratadas. O público alvo são os professores.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *