DIA DO MEIO AMBIENTE: NAVEGANTES É REFERÊNCIA NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL


ambi

Nesta segunda-feira, dia 05 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Navegantes, a data tem um significado especial, já que Navegantes é referência no Estado em preservação ambiental.

De acordo com a superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Navegantes – FUMAN, bióloga Cláudia Angioletti Gabriel, nesse ano Navegantes recebeu o prêmio de 1º colocação na posição Índice Dimensão Ambiental. A conquista desse prêmio se deu após a avaliação de três indicadores: Cobertura de Saneamento Básico, Gestão Ambiental e Preservação Ambiental.

De acordo com a superintendente, Navegantes também possui a 2ª maior restinga em praias urbanizadas do Brasil. A recuperação contou com a substituição das plantas exóticas pelas originais na restinga da orla e construção de deque de madeira – com material orgânico que permite o trânsito de pequenos organismos que vivem no ecossistema da restinga e estrutura recomendada pelos órgãos ambientais reguladores.

Ao todo foram recuperados 102 hectares na orla de Navegantes – o equivalente a mais de 100 campos de futebol, sendo uma das maiores obras de recuperação de praia urbana do Brasil.

“O próximo passo será a arborização de Navegantes com uma árvore nativa. O Projeto iniciou nesta segunda-feira (05) nas escolas e, em setembro, depois da escolha da árvore, será dado início ao plantio nos espaços públicos da cidade”, ressaltou Cláudia.

 

*Mais informações com Cláudia, superintendente da FUMAN, 47 3185-2015.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *