RECICLÁVEIS – Eletrônicos são recolhidos na Semana do Meio Ambiente


Recicláveis. Lixo eletrônico é levado para as escolas – Jean Knetschik/JN

Recicláveis. Lixo eletrônico é levado para as escolas – Jean Knetschik/JN

Nesta semana do meio ambiente, entre as ações aplicadas pela Fuman está o recolhimento de eletroeletrônicos. O assunto é tratado nas escolas e existem pontos de coleta espalhados pela cidade. Dois deles no São Pedro (Sinergia e escola Irene Romão), dois no Gravatá (Ilka Muller de Mello e Leonora Schmitz) e um no Escalvados (Cmei Kátia Regina Gazaniga de Souza).

“Não conseguimos colocar mais porque dependemos da demanda da Recicla Ambiental, nossa apoiadora voluntária”, conta a superintendente da Fuman, Cláudia Angioletti. Cada escola recebe certificado de participação pela preocupação com o meio ambiente. Quando tais materiais são despejados na natureza, os resíduos contaminam o meio ambiente. A empresa responsável por reciclar os produtos é a Reciclavale. “Dessa forma iremos ajudar no sustento de algumas famílias que vivem disso”, destaca.

A ação de reciclagem de eletroeletrônicos é uma campanha realizada pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental de Navegantes. O Plante Navega foi desenvolvido  com autoria de Angioletti e executado pela Fuman, Secretaria de Educação e Fundação Cultural. Já no sábado, junto da Portonave, a Fuman organiza um plantio e mutirão de limpeza na restinga das 8 às 12 horas. A concentração será na Praça Central da praia.

Outro concurso que já iniciou junto às escolas é da escolha da árvore símbolo de Navegantes. Os alunos estudam os biomas navegantinos e cada escola fará o desenho de uma árvore símbolo para a cidade. A justificativa da escolha se dará por meio de uma poesia. A escolha deve ocorrer em setembro, mediante voto popular e júri especializado.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *