PORTO – Receita Federal apreendeu 55 toneladas de contrabando


Receita Federal. Contrabando estava em três contêineres – Divulgação/JN

Receita Federal. Contrabando estava em três contêineres – Divulgação/JN

Na sexta-feira (23), a Receita Federal apreendeu cargas de contrabando que chegaram ao porto de Navegantes. Entre os produtos estavam telas para celular, películas, calçados, óculos, brinquedos sem certificação e outros produtos irregulares e até nocivos à saúde.

A operação foi fruto dos trabalhos iniciados após recente apreensão de produtos vindos da China e declarados como sal. Os fiscais verificaram que havia mais uma carga chegando ao país com descrição idêntica, características similares, mas em nome de outras empresas. Diante disso, selecionaram as cargas para verificação.

Carga declarada como sílica também foi submetida a rigoroso procedimento de fiscalização. Entre as unidades analisadas deste material, um contêiner foi localizado ainda no mar com destino ao país. Na chegada do navio, a utilização de equipamento de raio-x confirmou as suspeitas da Receita Federal. Enorme quantidade de produtos que iam ser contrabandeados foi encontrada.

Diante de mais essa apreensão, a Receita Federal já interceptou cerca de 55 toneladas de contrabando, avaliadas em 10 milhões de dólares, apenas no porto de Navegantes. “Os produtos poderiam significar elevados lucros às organizações criminosas caso a ação não tivesse sido frustrada pelas autoridades”, comenta em nota a Receita Federal.

Os responsáveis poderão ter suas empresas impedidas de operar, suas licenças cassadas e também responderão pelo crime de contrabando. A pena pode variar entre 4 e 10 anos de reclusão quando este for praticado através do modal marítimo.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *