FUMAN – Redes são recolhidas por equipe ambiental


Fuman. Equipe apreendeu oito redes fixas na cidade – Divulgação/JN

Fuman. Equipe apreendeu oito redes fixas na cidade – Divulgação/JN

Fuman, bombeiros voluntários e equipe de monitoramento marinho da Univali promoveram uma operação de fiscalização na orla de Navegantes na manhã de quarta-feira (5). Oito redes de pesca foram apreendidas. Os proprietários não foram localizados e o material foi descartado.

A fiscalização foi agendada semana passada, após o Jornal de Navegantes noticiar uma tartaruga encontrada morta numa rede de pesca no bairro São Pedro. A fiscalização percorreu todos os 12 quilômetros de praia, de uma ponta a outra, para localizar as redes. Conforme o fiscal ambiental da Fuman, Marcos Muller, não havia nenhum animal marinho, como tartarugas, presos às redes. “Apenas alguns peixes, na maioria tainhas, haviam sido capturados naquele momento e os que estavam vivos foram devolvidos ao mar”, comenta.

O fiscal alerta que a pessoa flagrada com rede de pesca fundeada (fixa) vai responder por crime ambiental, além de ser conduzido até a delegacia, perder a rede e pagar uma multa que pode variar entre R$ 500 e R$ 50.000. As fiscalizações prometem ocorrer com mais frequência.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *