Seja bem vindo
Navegantes,04/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Portonave tem nova cachorra farejadora nas inspeções de cargas

Exportadores e importadores tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da Receita Federal. A visita também contou com a participação da nova cachorra farejadora (K9), que contribui para inspeção de cargas no Terminal Portuário


Portonave tem nova cachorra farejadora nas inspeções de cargas


A Portonave recebeu cerca de 30 representantes de empresas e clientes por meio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), na sexta-feira (19), para uma apresentação das operações da Receita Federal do Brasil (RFB), responsáveis por assegurar a segurança no controle da entrada e saída de cargas no Terminal. A RFB demonstrou seu papel na teoria, como órgão aduaneiro que controla e fiscaliza o fluxo internacional de bens e mercadorias nas zonas aduaneiras, ou seja, áreas sob jurisdição da RFB, bem como, na prática, no Armazém da Portonave, onde são feitas as fiscalizações aduaneiras. 


No pátio de contêineres do Terminal, os visitantes assistiram um treinamento da RFB com K9 (um homófono de "canino" do inglês canine), um cão farejador treinado para identificar substâncias ilícitas. Desde 2014, os K9 são utilizados para as inspeções na Portonave. O pastor belga-malinois Enzo foi o primeiro K9 treinado pela RFB para atuar em um Terminal Portuário de Contêineres em Santa Catarina e está há 10 anos em atividade.


No entanto, uma nova cachorra farejadora está sendo utilizado pela RFB nas fiscalizações na Portonave, a Dika, de dois anos e da mesma raça do Enzo, que começou as suas atividades há uma semana. Ambos cães não estão apenas limitados à Portonave, como também podem ser acionados para auxílio em outras operações da RFB no Estado. Além dos dois cães, há somente mais um K9 treinado pela RFB em Santa Catarina, no Aeroporto Internacional de Florianópolis.


Além disso, durante a ocasião, o Gerente Comercial, Alesandro Zen, apresentou os aspectos comerciais e operacionais da empresa, como o desempenho no primeiro trimestre deste ano, e a Obra do Cais, um investimento privado de R$ 1 bilhão para Portonave receber navios maiores. Os Analistas Tributários da RFB, Alessandro Luiz Barbério, Alessandro Quinteiro e Paulo Sergio Augusto, e o Delegado da Receita Federal de Itajaí, Roberto Jacob Nicolau Mussi Filho, conduziram as apresentações da RFB na Portonave. Pela FIESC, a Presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, esteve presente. 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login