TURISMO – Pesquisa avalia qualidade de serviços e atrativos


Turismo. Pesquisa irá avaliar opinião de visitantes – Jean Knetschik/JN

Turismo. Pesquisa irá avaliar opinião de visitantes – Jean Knetschik/JN

Até o dia 1º de março, sete municípios litorâneos ligados ao Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (Citmar) passam por uma pesquisa de demanda turística. O objetivo é avaliar a qualidade dos serviços e atrativos oferecidos.

Neste ano, serão coletadas cerca de 2 mil entrevistas em Navegantes, Balneário Piçarras, Itapema, Porto Belo, Penha, Bombinhas e Itajaí. O erro amostral é de cinco pontos percentuais com 90% de nível de confiança.

Os questionários são aplicados nas áreas de acolhimento aos visitantes, como o Posto de Informação Turística. Os participantes respondem a informações como idade, grau de escolaridade, ocupação, renda familiar, cidade de origem, acomodações escolhidas, motivação da viagem e gasto médio. Os visitantes ainda são convidados a fazer uma avaliação detalhada da infraestrutura e serviços, classificando as ofertas como muito bom, bom, regular, ruim ou péssimo.

O presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri, Sérgio Schultz, afirma que, após a temporada, é feita uma avaliação detalhada dos dados coletados. “Estas informações são essenciais para que possamos planejar as próximas estratégias, oferecer exatamente aquilo que o turista procura e proporcionar sempre o melhor para quem faz questão de visitar a nossa região”.

A última Pesquisa de Demanda Turística, aplicada entre 28 de dezembro de 2015 e 12 de fevereiro de 2016, apontou que 98% dos entrevistados tinham interesse de voltar aos municípios da Citmar, índice idêntico ao daqueles que recomendariam a visita para outras pessoas.

O perfil mais identificado foi o de família com quatro pessoas (50%) e os casados (67%) que escolheram a região para aproveitar as férias. “A expectativa é que nesta temporada 2016/2017 os números sejam tão positivos quanto a anterior. Estamos trabalhando muito para que isto se concretize”, acrescenta.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *