BR – Pescadores fecham rodovias para derrubar portaria


Rodovias. Pescadores trancaram com pneus e fogo as BRs 101 e 470, em Navegantes – Raffael Prado/JN

Rodovias. Pescadores trancaram com pneus e fogo as BRs 101 e 470, em Navegantes – Raffael Prado/JN

Na manhã de quinta-feira (27), pescadores artesanais e industriais trancaram o trânsito na BR-101 e BR-470, no viaduto que liga Navegantes a Itajaí, Penha e Luís Alves. O trânsito só foi liberado por volta das 11h30.

O objetivo do protesto era a tentativa dos pescadores em derrubar a portaria 445, do Ministério do Meio Ambiente. O documento lista 475 espécies de peixes que estão proibidas de serem capturadas devido ao risco de extinção.

Manifestantes atearam fogo em pneus para impedir a passagem de veículos. Os bombeiros tiveram de ser acionados para conter o incêndio. Segundo informações da PRF, as filas chegaram a 10 quilômetros em ambos os lados da BR-101. No sentido sul, a fila parou em Barra Velha.

Devido à paralisação nas duas rodovias, muitos motoristas desviaram pelo ferry boat e pela balsa. Em Navegantes, a Navetran precisou trancar duas ruas utilizadas para conversão em direção ao ferry, no Centro. A medida se fez necessária para evitar quem quisesse furar a fila, a qual chegou até as proximidades da avenida beira-mar. Na tentativa de diminuir a fila, ao invés de esperar o desembarque para depois liberar o embarque de veículos, o ferry fez veículos saírem por um lado enquanto outros já entravam pelo outro, numa mão-dupla.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *