NATUREZA – Vendaval destelhas casas e derruba árvores na cidade


Vendaval. Parede caiu sobre telhado vizinho na Meia Praia – Jean Knetschik/JN

Vendaval. Parede caiu sobre telhado vizinho na Meia Praia – Jean Knetschik/JN

O vendaval de cerca de meia hora que atingiu a região deixou vários estragos em vários pontos da cidade, especialmente nos bairros Meia Praia e Centro. Casas destelhadas, paredes que caíram, árvores arrancadas e postes tombados foram alguns dos reflexos dos ventos de até 80 km/h.

A chuva forte e a ventania atingiram Navegantes por volta das 5 horas de quarta-feira (26) e durou cerca de 30 minutos. Segundo a Epagri/Ciram, o vendaval foi consequência da frente fria que passa pelo Estado, a qual formou um corredor de nuvens mais carregadas entre Florianópolis e São Francisco do Sul. Assim como em outras cidades da região, chegou a faltar energia elétrica na cidade, a qual foi totalmente restabelecida apenas por volta das 9 horas.

O bairro Meia Praia foi um dos mais atingidos. A parede dos fundos e uma das laterais na casa de Anderson Garz chegou a cair do segundo piso sobre a residência vizinha. “Acordei com algo batendo na parede e desci. Logo em seguida o telhado foi arrancado e a parede foi junto”, conta. Ele mora com os pais na residência. Eles ficarão na casa da irmã que fica no mesmo terreno.

Eloá Marisa Rios, proprietária da casa vizinha, conta que o local era uma kitnet reformada que estava para alugar. “Perdi o teto e todos os móveis”, lamenta.

Segundo o diretor da Defesa Civil de Navegantes, Evandro Argenton, o número de casas atingidas oficialmente chega a 32 residências. “Não é suficiente para decretar situação de emergência e poder auxiliar na reconstrução dessas casas”, explica. Também houve a queda de três árvores e um poste.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *