Vice-prefeito Ricardo Ventura destaca avanços, parcerias e desafios dos primeiros 100 dias de gestão
Ventura destaca avanços e projeta melhorias em saúde, educação e infraestrutura em Navegantes.

Completando pouco mais de 100 dias no cargo de vice-prefeito de Navegantes, Ricardo Ventura concedeu uma entrevista detalhada sobre os principais avanços, desafios e projetos em andamento na cidade. Para ele, o momento atual representa a continuidade de um trabalho iniciado há quatro anos pela atual gestão, e que agora ganha ainda mais fôlego com ações estruturantes e foco no crescimento planejado.
Segundo Ventura, a temporada de verão 2024 foi um marco para o município, com mais de 200 mil turistas visitando Navegantes entre dezembro e fevereiro. “Foi uma temporada recorde, com eventos importantes como o Festival da Cerveja, a Arena de Verão e a finalização com o torneio de vôlei”, destacou. Apesar da ausência de carnaval tradicional, ele adiantou que o município discute novos formatos para o evento nos próximos anos.
Infraestrutura e saúde como prioridades
Entre as principais ações citadas por Ventura estão as obras de pavimentação em diversos bairros, como Gravatá, São Paulo e Nossa Senhora das Graças. Ele também ressaltou a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro São Paulo, e o início da obra do segundo piso do Hospital de Navegantes — uma demanda antiga que deve ampliar consideravelmente a capacidade de atendimento da unidade. “Nos meses de pico, o hospital chega a atender até 9 mil pessoas. A ampliação vai melhorar muito a prestação de serviço”, garantiu.
Ainda no campo da saúde, Ventura destacou a importância da nova licitação para a construção de um reservatório com capacidade para 6 milhões de litros de água. A obra busca reduzir a dependência de Itajaí, especialmente após problemas de fornecimento durante a temporada. “No interior, onde a pressão da água é menor, sentimos os impactos. Mas estamos resolvendo isso com obras que envolvem também novas adutoras e melhor infraestrutura.”
Educação em expansão e novos investimentos
Na área educacional, o município atingiu um número recorde de matrículas: cerca de 20 mil alunos nas 46 unidades escolares. Isso representa, segundo ele, cerca de um quinto da população. “Estamos com projetos de novas escolas já no radar, além da contratação de mais profissionais para atender a crescente demanda”, afirmou. Outro destaque foi a contratação de mil profissionais ligados à Educação.
Segunda pista do aeroporto e desenvolvimento regional
Um dos pontos altos da entrevista foi o avanço nas tratativas sobre a construção da segunda pista do Aeroporto Internacional de Navegantes. Em audiência com o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, o governo municipal conseguiu o compromisso de realização de um estudo técnico para avaliar a viabilidade da obra. “É um passo fundamental para posicionar Navegantes em um novo patamar no cenário logístico e turístico do estado”, comentou Ventura.
Parceria com o prefeito e atuação em conjunto
Sobre a rotina de trabalho com o prefeito Liba Fronza, Ventura destacou a sintonia e o alinhamento entre ambos. “Temos agendas compartilhadas, dividimos compromissos e decisões. Ele é um gestor comprometido, de quem tenho muito a aprender”, declarou. Ele também fez questão de reconhecer o trabalho das equipes e secretarias, reforçando que o bom desempenho da gestão depende do esforço coletivo de muitos servidores.
Comunicação direta com a população
Ventura reconheceu a importância das redes sociais como ferramenta de diálogo com os munícipes. Apesar de estar ainda se adaptando ao uso das plataformas digitais, vê nelas uma oportunidade de transparência e prestação de contas. “É uma interlocução necessária. Mesmo sem conseguir responder tudo, entendo o quanto é importante estar próximo da população.”
Mensagem final: compromisso e responsabilidade
Encerrando a entrevista, Ricardo Ventura reforçou o sentimento de gratidão pela confiança depositada nele e reiterou seu compromisso com a cidade onde nasceu. “Vou trabalhar com zelo e responsabilidade, com a mesma dedicação que tive na vida privada. Quero contribuir para uma Navegantes melhor, para todos que vivem aqui e para as futuras gerações”, concluiu emocionado, deixando também uma mensagem de fé e esperança aos moradores.
COMENTÁRIOS