DISCUSSÃO – Vídeo mostra discussão entre Uber e taxistas


Nesta semana circulou pelas redes sociais um vídeo mostrando a discussão entre taxistas e motoristas de Uber na cidade. Segundo o motorista do Uber, ele e outro colega estavam aguardando corridas quando alguns taxistas uniformizados teriam os ameaçado.

Eles resolveram ficar no posto de combustível e receberam diversas chamadas falsas pelo aplicativo, desconfiando que seriam os taxistas armando para pegá-los. Mais tarde, o motorista resolveu voltar para Balneário Camboriú e teria sido surpreendido por quatro taxistas na contramão que bloquearam o caminho e começaram a chutar a porta do carro. Ele conseguiu fugir e registrou um boletim de ocorrência junto à polícia.

Sebastião João dos Santos Filho, presidente da coopertaxi Navegantes, alega que a cooperativa não é contra o Uber e que são os taxistas quem tem provocado os condutores de taxi. “Se o passageiro sai com o celular na mão e pede o Uber, nós não vamos lá incomodar, é uma opção dele, mas tem Uber que está agenciando corridas dentro do aeroporto”, conta.

Segundo Sebastião, o Uber vem de Balneário, Blumenau e até Joinville para o aeroporto de Navegantes. Para voltar à sua cidade, precisa de um passageiro porque o preço aplicado não custeia a corrida de ida e volta.

Os taxistas foram até a câmara de vereadores para tratar sobre a exploração do transporte privado urbano. Para eles, a concorrência é desleal, pois os preços colocam em risco os rendimentos da categoria. “Queremos que ocorra uma regulamentação. Os motoristas da Uber são de fora de Navegantes, não contribuem em nada com o desenvolvimento da cidade, não pagam taxas ou impostos e cobram valores que inviabilizam a nossa atividade. Além disso, nos desrespeitam diariamente e quem passa por ruim é o taxista”, alega o presidente da Coopertaxi.

Para a cooperativa, os taxistas convivem de forma harmoniosa no aeroporto com o transporte executivo e a empresa Lufer, sem qualquer tipo de atrito. Sobre o vídeo com as intimidações, alega que os motoristas do Uber querem apenas gerar polêmica. Alternativas para baratear as corridas, como o taxi compartilhado a partir do aeroporto para cidades próximas, já começa a ser aplicado pela cooperativa. O vídeo da discussão entre taxistas e Uber pode ser visto aqui mesmo no site, na seção TV Navega.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *