ESPORTE E ARTE – CEU completou 3 anos de atividade no Nossa Senhora


CEU. Local promove atividades esportivas e culturais há 3 anos – Jean Knetschik/JN

CEU. Local promove atividades esportivas e culturais há 3 anos – Jean Knetschik/JN

No domingo (9), o Centro de Arte e Esportes Unificados (CEU) do bairro Nossa Senhora das Graças, completou três anos de atividades. Hoje, o equipamento é utilizado por toda a comunidade, incluindo alguns professores do bairro que aplicam oficinas de esportes ali.

Segundo o coordenador geral, Ricardo Testoni, pessoas da comunidade desenvolvem diversos trabalhos no local, como oficinas de futebol, grupos de teatro independente e a dança. “O objetivo principal é o desenvolvimento das pessoas da comunidade”, destaca.

Além das oficinas esportivas, o CEU também oferece oficinas culturais e educativas. No espaço há uma biblioteca que empresta 335 livros por mês. O acervo conta com cerca de 4,5 mil obras. A biblioteca também é local de oficinas, como origami e RPG de mesa.

No anfiteatro, além de peças teatrais, o CEU oferece à comunidade contações de histórias e cinema de modo gratuito. Só no ano passado foram 2.760 pessoas atendidas. O espaço ainda conta com um laboratório multimídia, o qual renovou os equipamentos, graças a uma doação da Portonave.

A partir de maio, o CEU também contará com o serviço de assistência social, por meio da implantação do Cras (Centro de Referência da Assistência Social). No momento, como o coordenador Testoni é psicólogo, já oferece alguns serviços de assistência e encaminha pessoas da comunidade para os devidos locais, como a secretaria de assistência. “Nosso objetivo, no início era aproximar o espaço da comunidade, hoje, eles já tomaram o CEU como um espaço deles. Envolvem-se nas atividades e promovem oficinas gratuitas por iniciativa própria”, destaca Testoni.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *