TRANSPARÊNCIA – Município atinge nota 9,3 em ranking nacional


Transparência. Portal melhorou nota de 9 para 9,3 no ranking nacional – Jean Knetschik/JN

Transparência. Portal melhorou nota de 9 para 9,3 no ranking nacional – Jean Knetschik/JN

Foi divulgado recentemente o ranking nacional da transparência. Navegantes conseguiu aumentar a pontuação diante dessa terceira avaliação. O município atingiu 9,3, contra 9,0 da avaliação divulgada ano passado.

Na primeira avaliação feita em 2015, estava com 6,6. “Não fizemos grandes avanços, apenas uma atualização na página inicial, o que deve ter aumentado a nota”, destaca o secretário de Gestão e Controle, Fernando Sedrez.

Dois itens dos avaliados pelo ranking  ainda não são atendidos. A primeira trata da “previsão de responsabilização do servidor em caso de negativa de informação”, ou seja, o munícipe não sabe que há responsabilidade para o servidor que negar informações. Segundo Sedrez, já existe legislação municipal que trata do assunto. “Pretendemos incluir essa informação na página de apresentação do portal de transparência”, comenta.

Outro ponto trata sobre a previsão para autoridades classificarem informações quanto ao grau de sigilo. Também não é atendido. Novamente, o secretário informa que existe lei municipal sobre o assunto. “Hoje temos pouca coisa sob sigilo, como informações sobre empréstimo consignado concedido ao servidor”, exemplifica.

Projeto da secretaria também é a implantação do Conselho de Transparência. “Tentamos implantar ano passado, mas não obtivemos respaldo da comunidade, talvez por ser ano político”, observa. Novos convites serão enviados às entidades. O objetivo do conselho é reforçar o acesso à transparência e sugerir novas formas para que o munícipe tenha acesso a informações.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *