Seja bem vindo
Navegantes,21/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Polêmica na Educação de Navega

Reunião 


Nesta terça-feira (01), o prefeito Liba Fronza participou de uma reunião na Prefeitura de Navegantes, junto com o senador Esperidião Amin e o secretário dos Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, para debater o desenvolvimento da região do Vale do Itajaí e o futuro do Aeroporto de Navegantes. Representantes da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e o presidente da Acin, Verner Dieterle também estiveram presentes. 


Incertezas


Com as eleições do ano que vem se aproximando cada vez mais, as incertezas começam a tomar conta de alguns eleitores, vereadores e até mesmo do próprio prefeito. De fato, a corrida eleitoral já começou! na verdade ela começa após a vitória nas urnas. Mas antes de chegar até lá, é preciso tomar algumas decisões. Durante a inauguração da sede da Adhonep em Navegantes - Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno - o prefeito Liba confessou que ainda não sabe se deve concorrer à reeleição municipal, mas disse que deve tomar essa decisão em breve, de forma pensada e coerente! As expectativas dos eleitores são grandes, visto que no período em que Liba está à frente do executivo, o município de Navegantes tem se destacado positivamente. Vamos aguardar !! 


Agora é lei 


Com o auditório da Alesc lotado de estudantes, o governador Jorginho Mello sancionou nesta terça-feira (1), a lei que cria o programa Universidade Gratuita, uma das principais promessas de campanha do governador, que irá oferecer mais de 70 mil vagas gratuitas nas universidades comunitárias até 2026. A partir de agora inicia os trâmites burocráticos para habilitar as universidades e cadastrar os estudantes. Emocionado, Jorginho dedicou o  Programa Universidade Gratuita aos catarinenses, mas também aos seus pais. 


Polêmica 


A Educação de Navega foi cenário de polêmica nesta semana !! Os vereadores de oposição e professores da educação infantil e das séries iniciais do município, não pouparam esforços para demonstrar suas insatisfações contra um projeto de lei do executivo, que segundo eles iria revogar a lei que garante aos professores o pagamento do bônus de 20% de hora-atividade. Conforme falas do vereador Jonas (PL), o projeto prejudicaria os professores financeiramente, já que eles perderiam essa gratificação. Paulinho Melzi (MDB) também surgiu nas redes sociais e destilou duras críticas ao tal projeto, segundo ele o executivo queria “enxugar a folha de pagamento da educação”. Após as manifestações da categoria nas redes sociais, o governo municipal decidiu retirar o projeto de pauta para uma revisão mais cuidadosa. Jonas disse que emendou um projeto de lei para que os 20% sejam incorporados no salário dos professores, e que segue lutando em busca do piso do magistério. 



O outro lado da história


Mas como toda história tem dois lados, fomos ouvir a versão do executivo. Para o Jornal de Navegantes, a Secretaria de Educação disse serem falsas as informações que circularam de que servidores do magistério teriam perda salarial por conta de projeto que institui a regularização da hora-atividade. Segundo o executivo, o que ocorreria com a tramitação do projeto seria na verdade a garantia do cumprimento da hora-atividade pelos profissionais da educação, algo que é instituído por Lei desde 2008 e desde então não é cumprido pelo Poder Municipal. Referente a alegação de perdas salariais, o executivo afirmou que tem estudado formas de aplicar a hora-atividade sem qualquer perda salarial e que, portanto, em nenhum momento se cogitou a possibilidade de diminuir os salários dos professores.



Campanha 


Neste mês, a campanha nacional Agosto Lilás volta a fazer parte do calendário de atividades da Câmara de Navegantes. O movimento tem como propósito conscientizar a sociedade sobre a importância de erradicar a violência contra a mulher. Através da Procuradoria da Mulher, a casa legislativa vai realizar rodas de conversa, palestras e a divulgação do "Disque 180". Essas ações visam promover debates significativos e encorajar ações efetivas para a promoção da igualdade de gênero. 



Audiência 


Será realizada na próxima quarta-feira (09), na Câmara de Navegantes, a Audiência Pública para apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2024. A audiência estabelece critérios sobre as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano no município e as metas e previsões de gastos. Toda a população e entidades de Navegantes estão convidados a comparecer. 




Visita no Legislativo


Nesta semana os idosos dos bairros Nossa Senhora das Graças e Bairro São Paulo, estiveram através do CRAS, conhecendo a casa legislativa. Na ocasião eles conheceram as dependências do Parlamento Municipal e conversaram com os vereadores. Os idosos aproveitaram também para tirar dúvidas e apresentar demandas das comunidades em que vivem.





COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login