Seja bem vindo
Navegantes,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Estado ultrapassa 100 mil casos prováveis de dengue

Aumento de 188% no ano de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado


Estado ultrapassa 100 mil casos prováveis de dengue


O informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), na quarta-feira, 3, mostra que os casos prováveis de dengue (109.534) tiveram um aumento de 188% no ano de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, 260 municípios registraram casos prováveis e, além disso, já foram confirmadas 51 mortes por dengue.

Para evitar o agravamento da doença, a SES alerta para a importância da hidratação intensa logo após os primeiros sintomas. “A dengue pode levar o corpo a ter uma perda de líquido. Por isso, é necessária a reposição adequada para evitar um agravamento do quadro”, destaca João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica de SC.

O volume definido pelo Ministério da Saúde (MS) para a hidratação é de 60 mililitros (ml) de líquido por quilo (kg). Assim, uma pessoa com 60 quilos deverá ingerir em torno de 3,6 litros por dia. Nos casos suspeitos de dengue, a prioridade deve ser para a água potável, mas também se recomenda a ingestão de água de coco, sucos, chás, isotônicos e soro caseiro (feito a partir da diluição de uma colher (de café) com sal e duas colheres (de sopa) com açúcar para cada litro de água).

Além disso, a secretária de Estado da Saúde também explica que não há remédio específico contra a dengue. “Por isso, as recomendações de não tomar remédios por conta própria e buscar por atendimento para as orientações corretas”, finaliza o diretor.

Cabe sempre lembrar que a melhor medida de prevenção contra a doença continua sendo a eliminação de locais com água parada. Assim, cada um precisa fazer sua parte, com ações simples, para evitar os locais que sirvam de reprodução ao mosquito Aedes aegypti.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login