Projeto “Musicando na Escola” chega à 12ª edição e fortalece a educação musical em Navegantes

A partir de agosto de 2025, inicia a 12ª edição do projeto “Musicando na Escola”. A proposta, que alia cultura e educação, leva oficinas de canto e ritmo à alunos da rede municipal e estadual de ensino, com o objetivo promover a todos, o acesso à cultura e a musicalidade, aliadas a sustentabilidade, que acontece através das oficinas de instrumentos confeccionados a partir de lixo reciclável.
Realizado pela Escola de Música É o Som, o projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com patrocínio das empresas Portonave e Navship, apoio da Prefeitura de Navegantes e do Instituto Portonave. Ao longo dos anos, consolidou-se como referência em educação musical na região, promovendo o desenvolvimento artístico e o acesso à cultura nas escolas públicas de Navegantes.
O projeto inicia dia 01 de agosto, passará por 20 unidades de ensino, incluindo municipais e estaduais, e terá sua grande final no dia 05 de dezembro de 2025, no Teatro Municipal, com a apresentação dos alunos classificados nas eliminatórias realizadas nas escolas, durante o Festival de Música Estudantil, atividade que faz parte da programação.
O proponente do projeto, produtor cultural da Escola de Música É o Som, e bacharel em música, Maykow Santos, mais do que uma atividade extracurricular, o “Musicando na Escola” utiliza a música como ferramenta pedagógica para estimular a criatividade, a expressão e a valorização da cultura local. E tudo isso, com um olhar na sustentabilidade, chamando a atenção para a importância com o meio ambiente e importância da reciclagem, e ainda, o olhar voltado a inclusão, com a inserção da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), legendas e braile, para assegurar que as ações cheguem a todos os públicos.
Neste ano, as oficinas serão realizadas em unidades escolares localizadas nos bairros Centro, Meia Praia, São Domingos, Gravatá, Hugo de Almeida, São Paulo, Nossa Senhora das Graças, Pedreiras, Machados, Porto das Balsas, São Pedro, Porto Escalvado e Escalvados. O alcance ampliado reforça o compromisso do projeto com a democratização do acesso à cultura e à arte.
“A presença da música nas escolas vai além da prática artística. O acesso à cultura transforma realidades e abre caminhos. Quando levamos projetos como esse para dentro das escolas, estamos garantindo o direito à arte, à sensibilidade e ao pensamento crítico. É por meio de políticas públicas culturais como essa que conseguimos promover igualdade de oportunidades e fortalecer o papel da escola como um espaço completo de formação humana”, afirma o produtor.
Com uma trajetória sólida e resultados expressivos, o “Musicando na Escola” reafirma seu papel como agente de transformação social, consolidando-se como uma das principais ações culturais voltadas à formação de crianças e adolescentes em Santa Catarina.
COMENTÁRIOS