Quatro unidades de saúde ampliam horário de vacinação a partir desta semana
UBS Central, Gravatá, Machados e São Paulo irão vacinar a população das 8h às 21h em dias de semana; Central e Machados também vacinarão aos sábados, das 8h às 14h.

Divulgação - Prefeitura de Navegantes
A partir do mês de agosto, iniciando nesta segunda-feira, dia 4, as unidades básicas de saúde (UBS) Central, Gravatá, Machados e São Paulo ampliarão o horário de vacinação até a noite, das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, as UBS Central e Machados também ofertarão vacinas, das 8h às 14h.
Segundo o secretário de saúde, o médico infectologista Pablo Sebastian Velho, o objetivo dessa ação é ampliar a cobertura vacinal no município, atualmente bem abaixo do esperado.
“Entendemos a dificuldade de as pessoas virem a uma UBS durante o horário comercial, por isso iremos ofertar as vacinas no período noturno e aos sábados”, comenta o secretário. “Temos uma adesão baixa à vacinação em geral neste ano, principalmente a da influenza, que atingimos pouco mais de 40% da população até o momento”, detalha.
Além da influenza, de acordo com dados extraídos do site do Ministério da Saúde, entre os índices mais baixos de vacinação em Navegantes em 2025 estão covid (apenas 0,61% da população se vacinou neste ano), varicela (44,49%) e as duas doses da tríplice viral (47,96%), que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A meta de cobertura vacinal do Plano Nacional de Imunização (PNI) é 95%.
“Corremos o risco de voltarem as doenças das quais o país se via livre, como é o caso do sarampo, simplesmente porque as pessoas não estão se vacinando ou levando seus filhos para se vacinar. Precisamos da colaboração da população para se imunizar, protegendo a si e a todos”, finaliza Pablo.
COMENTÁRIOS