Com apoio da Prefeitura, PM lança programa para fortalecer cidadania em escola de Navegantes

Nesta quarta-feira, 27, foi realizada, na Escola Professora Vilna Corrêa Pretti, bairro São Domingos, a abertura oficial do Programa Estudante Cidadão, iniciativa do 25º Batalhão da Polícia Militar de Navegantes em parceria com a Secretaria de Educação. A proposta visa não apenas a formação acadêmica, mas, sobretudo, a construção de cidadãos conscientes, capazes de respeitar regras, professores e colegas, além de fortalecer a autoestima e a identificação com o ambiente escolar.
A iniciativa acontece em uma escola a cada ano, sendo a primeira vez na Vilna Corrêa. Esse já é o quinto ano que o Estudante Cidadão é desenvolvido em Navegantes.
O programa será executado diariamente no período vespertino, das 12h50 às 13h30, por aproximadamente três meses. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se recepção dos alunos pelos policiais, formaturas, execução dos hinos, hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal; condução das crianças às salas de aula, ensino da apresentação formal da turma ao professor e premiação semanal dos estudantes que apresentarem melhora significativa no comportamento.
“O Estudante Cidadão busca integrar a comunidade escolar, aproximando os pais, professores e policiais, além de reforçar valores essenciais de convivência e responsabilidade. A proposta é formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, preparados para respeitar regras, cultivar a autoestima e contribuir para um ambiente escolar saudável”, disse a secretária da pasta, Natally Oliveira.
“Esse programa representa um passo importante para aproximar nossas crianças dos valores de respeito, disciplina e cooperação. É um trabalho que envolve família, escola e poder público, e que certamente deixará marcas positivas na vida desses estudantes”, afirmou o vice-prefeito, Ricardo Ventura.
COMENTÁRIOS