Seja bem vindo
Navegantes,02/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Navegantes avança na trilha da inovação com três projetos selecionados para o Programa Nascer

Participação ativa de Navegantes reforça seu posicionamento estratégico como celeiro de ideias comprometidas com o impacto social.


Navegantes avança na trilha da inovação com três projetos selecionados para o Programa Nascer


O compromisso de Navegantes com o desenvolvimento sustentável, a economia criativa e a cultura da inovação resultou em uma importante conquista: três projetos idealizados no município foram selecionados para o Programa Nascer — iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Sebrae/SC. A participação ativa do município reforça seu posicionamento estratégico também como um celeiro de ideias comprometidas com o impacto social.

Entre as propostas contempladas está o +VIDAEmpresarial, uma ideia da empresária e psicóloga Ludmila Lima. A iniciativa, voltada ao bem-estar emocional e à qualidade de vida de empresários submetidos a rotinas intensas, nasceu a partir da experiência clínica da empreendedora e busca promover inteligência emocional, autoconhecimento e equilíbrio na vida profissional.

Em agenda com a Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Ludmila, que é de Mato Grosso do Sul, mas mora há 05 anos em Navegantes, compartilhou a trajetória de criação do projeto, reconhecido pelo seu alinhamento ao Ecossistema de Inovação de Navegantes.

“Mesmo sendo de outro estado, me identifiquei profundamente com Navegantes. Aqui encontrei um espaço fértil para crescer e colaborar com uma comunidade inovadora que está em pleno desenvolvimento”, disse.

O projeto foi recentemente apresentado no FOZ INOVA 2025, com grande repercussão no setor. Agora, ao integrar o Programa Nascer, recebe suporte técnico para transformar sua ideia em um negócio sólido e viável.

Além do +VIDAEmpresarial, Navegantes celebra a seleção de outras duas iniciativas locais. Uma delas é a OCTO Cívica – Inovação a serviço do bem comum, que propõe a implementação de uma moeda social para impulsionar a economia local, estimulando práticas de comércio justo e inclusão produtiva.

Já a outra é a Ecossistema M4+1, uma solução inteligente para a gestão de resíduos sólidos, integrando tecnologia, educação ambiental e geração de renda.

Presente em diversas regiões catarinenses desde 2019, o Programa Nascer oferece cinco meses de capacitação intensiva aos projetos selecionados, com mentorias especializadas nas áreas de inovação, marketing, gestão e validação de negócios.

“Essas conquistas são resultado direto do fortalecimento do nosso Ecossistema de Inovação, que articula poder público, iniciativa privada, academia e sociedade civil. Navegantes tem investido, com seriedade, na criação de um ambiente propício para o florescimento de soluções criativas e transformadoras”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita, Thiago Piccoli,

“A atuação da Secretaria de Desenvolvimento e Receita, por meio de ações integradas com outros agentes institucionais, tem sido fundamental para consolidar políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, à inovação tecnológica e à economia do futuro. A seleção dos três projetos no Programa Nascer é mais uma evidência concreta desse esforço coletivo”, complementou.



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login