Ônibus Lilás chega em Navegantes no dia 15 com atividades em Escalvados
Ação voltada à prevenção da violência contra a mulher é gratuita e acontece das 9h às 17h, na próxima segunda-feira.

Divulgação - Prefeitura de Navegantes
Navegantes vai receber, no do dia 15 de setembro, o ônibus de prevenção da violência contra a mulher, conhecido como Ônibus Lilás, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Assistência Social, Mulher e Família. Serão atividades totalmente gratuitas, realizadas das 9h às 17h, em frente à sede dos Bombeiros Voluntários (Rodovia Leonardo Martendal – SC 413), no bairro Escalvados.
“É uma ação muito importante para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher. Estaremos promovendo diversas atividades para trabalhar a temática de forma lúdica e acessível, reforçando nosso compromisso em apoiar essas iniciativas e proteger as mulheres, com respeito, acolhimento e muita informação”, disse a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Luciane Bittencourt.
No período da manhã, estão previstas palestras sobre direito da mulher e dinâmicas com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) como Varal do Conhecimento, Árvores dos Sentimentos e acolhimento e escuta especializada. No período da tarde, haverá Roda de Conversa em parceria com o projeto Mulheres Empondera, da Univali, e demais atividades com o tema de violência doméstica.
Ao longo do dia, também estão previstas ações envolvendo o cuidado com o corpo, com a Secretaria de Saúde, e de empreendedorismo, com o projeto Navega Por Elas, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita.
O Ônibus Lilás está percorrendo 15 municípios catarinenses desde o dia 08 de setembro, sendo utilizado para orientar sobre os direitos da mulher e violência doméstica, bem como divulgar os serviços públicos existentes para proteção social. O veículo possui salas para garantir um atendimento privativo e humanizado. O objetivo também é incentivar as denúncias e contribuir para o fim do ciclo da violência contra a mulher, incluindo a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, conforme previsto na Lei Maria da Penha.
COMENTÁRIOS